Pintassilgo (Hooded Siskin) - Carduelis magellanica

10:32:00


O pintassilgo é uma ave passeriforme da família Fringillidae.
É conhecido também como pintassilgo-mineiro, pintassilgo-de-cabeça-preta e pintassilva. O pintassilgo não pode ser confundido com o pintagol, que é uma ave híbrida mistura de canário com pintassilgo.
Significado do nome: do (grego) sporos = semente; agra = caçador; magellanica = referente ao estreito de Magalhães na patagônia -(caçador de sementes da américa do sul).
O pintassilgo ( Carduelis magellanica ) é um pequeno passeriforme pássaro no tentilhão família (Fringillidae), nativa da América do Sul . Pertence ao putativo clade de Neotropicais siskins no gênero Carduelis lato sensu .
Há 11 subespécies, incluindo a Santa Cruz Siskin C. m. santaecrucis do centro e leste da Bolívia. Isso às vezes é considerado um separado espécies.
 Canto do Pintassilgo:

Pintassilgo Cantador
Considerado Melhor Pintassilgo do Youtube.

Características:
Com sua Máscara preta, medem entre 10 a 14 cm de comprimento. O macho é em grande parte verde acima e abaixo amarelo com uma cabeça preta. Tem uma gola amarela estreita e um garupa amarelo. A cauda é preta com as laterais amarelas para a base e as asas são pretas com uma faixa amarela larga. As fêmeas são mais maçante com uma cabeça verde-marrom, verde-amarela do peito e dos lados e uma barriga esbranquiçada.
O gorjeio canção pode ser pronunciada de uma vara ou em vôo. É variado e rápido e às vezes contém imitações de outras aves.

Alimentação:



O pintassilgo alimenta-se de sementes e pequenos frutos secos, de revestimento duro principalmente de sementes, em especial as de cardo. Alimenta-se no solo, em arbustos ou nas árvores, consumindo sementes, bagas, frutos, rebentos e folhas (como a alface, lactuca sativa). Gosta também das sementes verdes de picão (Bidens pilosa) e de Assa-peixe(Vernonia polysphera), também se alimenta de frutos de rábano silvestre (Raphanus raphanistrum), uma brassicáce; de sementes de salvia elegante (Salvia elegans), uma lamiaceae; de estames de margarida(Bellis perennis), uma asterácea; de flores de Ledenbergia (Ledenbergia seguieroides), uma Phytolaccaceae ; e de frutos de fuchsia (Fuchsia magellanica), uma Onagraceae..
Para cria-los em cativeiro sua alimentação deve ser diferenciada e cuidadosa, porém há várias opções de alimentação.

- Primeira:

mistura de alpiste 60%, níger 20% e os outros 20% sendo linhaça, colza, erva doce e perila, utilizava a farinhada Suprema da Amgercal

- Segunda:

coxo principal alpiste apenas, farinhada da Amgercal reforçada com níger, colza, linhaça, extrusados da Nutrópica, canhâmo moído e um pouco de girassol moído e papa de insetos.
resultado: o maior índice de ovos brancos em uma temporada 28, e nenhum filhote e ainda um número de coccidiose relevante.

- Terceira:

coxo principal extrusados Nutrópica, farinhada da mel e ovos Nutrópica com adição de canhâmo moído e spirulina e porta unhas diários com alternância de sementes, sendo perila, chia, linhaça dourada, níger e pupas de moscas.

Resultado: filhotes nascidos em bom número nos casais que estavam preparados e casais se preparando, inclusive uma tarin que vai para a 5ª postura e mostra saudável de tudo, dois anos sem coccidiose e melhoramento da saúde dos pássaros!!

O pintassilgo é um pássaro demais de ativo e estressado, sua forma de voo na natureza e seu temperamento e para ter alimentos mais gordurosos, porém em cativeiro muda muito esta situação e, é fácil tê-los obesos ou com problemas hepáticos se der muita sementes gordurosas!!! 

Níger deve ser evitado em excesso para pintassilgos em cativeiro, pode causar ventre inchado pelos hábitos diferentes, principalmente quando se tem 80% de sua alimentação com níger ou sementes gordurosas.

Reprodução

Ninho:

O ninho, em forma de taça, é construído apenas pela fêmea, num ramo alto, com fibras vegetais, caules, raminhos e forrado com pêlos e lã. A fêmea põe 2 ou 3 ovos brancos, com ou sem pintas castanhas, que incuba durante 12 a 13 dias. Depois de enclodirem as crias são alimentadas pela mãe nos primeiros dias, mas logo de seguida o macho também colabora. Os juvenis deixam o ninho ao fim de 2 semanas, mas ficam com os pais mais alguns dias.


Período de reprodução
Primavera e verão.
Gaiola do reprodutor
29cm de comp. x 35cm de alt. x 25cm de larg.
Período de descanso
Outono e inverno.
Gaiola da matriz
58cm de comp. x 35cm de alt. x 25cm de larg., com divisória para separar a fêmea dos filhotes no momento certo.
Fêmeas e filhotes
Fêmeas de cabeça e lado inferior oliváceos. Os jovens machos com poucos meses ja apresentam pintas pretas na cabeça.
Ninho
Tipo taça, feito em arame e bucha vegetal (Luffa cylindrica), com 5,5cm de diâmetro e 3,5cm de profundidade.
Maturidade sexual
10 meses.
Material p/ ninho
Fibra de sisal, crina de cavalo e raíz de capim.
Incubação
2 a 4 posturas/temporada, 3 a 5 ovos/postura, 13 dias de incubação podendo ser separados da mãe aos 35-40 dias de idade.
Anel
No. 1.


Hábitos:


Vive em mata secundária aberta, árvores em plantações e quintais, pinhais, cerrado. Essa ave canora tornou-se um pássaro raro, devido principalmente à intensa perseguição do comércio clandestino de aves silvestres.





FONTE:
Criadores experientes
Federação Ornitológica de Minas Gerais: http://www.feomg.com.br/pin_comu.htm

Artigos relaconados